A Azul transportou 20.028.419 passageiros em 2014, sendo que 21.231 foram nas linhas internacionais, que inciaram no último trimestre de 2014. O aproveitamento ficou em 79,7% no mercado doméstico e 83,15% no internacional, respondendo respectivamente por 16,79% do mercado doméstico (RPK) e 0,5% no internacional (RPK). Em carga transportou 25.740 milhões de Kg.
Para comparação, de Janeiro a Setembro de 2015 transportou 15.448.800 passageiros, sendo que 292.231 nas linhas internacionais. O aproveitamento ficou em 79,92% no mercado doméstico e 84% no internacional, respondendo respectivamente por 17,18% do mercado doméstico (RPK) e 7,55% no internacional (RPK). Em carga transportou 27.763 milhões de Kg, número já superior a 2014, restando ainda três meses para computador o número final.
A Azul Linhas Aéreas é a companhia aérea com o maior número de destinos servidos no país. A empresa detém uma frota de 140 aeronaves, mais de 10.000 funcionários, mais de 900 voos diários, aproximadamente 100 destinos servidos e um terço do total de decolagens do país. A qualidade de seus serviços já foi atestada por inúmeros prêmios, nacionais e internacionais. Em 2015 foi eleita pela quinta vez consecutiva pela Skytrax World Airline Awards como “Melhor companhia aérea low-cost da América do Sul”. A Azul também recebeu em 2013 o prêmio de “Companhia Aérea mais Pontual da América do Sul”, concedido pela FlightStats, e foi reconhecida como empresa aérea mais pontual do Brasil em 2014, segundo os critérios da Infraero. Neste mesmo ano, a companhia foi reconhecida como melhor companhia aérea low cost do mundo pela CAPA – Centre for Aviation.
Anunciou em 26 de outubro último a expansão de sua cooperação com a United Airlines, por meio da implementação de um acordo de codeshare, que oferece aos Clientes melhores conexões ao voarem entre o Brasil e os Estados Unidos. O acordo de compartilhamento de códigos oferece aos Clientes voando em ambas empresas um serviço unificado de reservas e emissão de bilhetes, incluindo cartão de embarque e despacho de bagagem até o seu destino final. Este é o primeiro acordo de codeshare internacional da Azul.
Completou, na primeira semana de novembro, um ano no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Transportou cerca de 400 mil Clientes em mais de quatro mil ligações para Belo Horizonte (Confins), Porto Alegre e Curitiba.
A Azul colocou seu código AD em voos United para oito cidades americanas, oferecendo convenientes horários de voos de diversas cidades do Brasil para Chicago, Nova York, Houston, San Francisco, Los Angeles, Boston, Washington e Las Vegas. Conexões para outras cidades nos Estados Unidos também estão disponíveis através de Fort Lauderdale/Miami e Orlando. United colocou seu código UA em voos Azul para seis destinos no Brasil além do Aeroporto Internacional de São Paulo em Guarulhos, oferecendo convenientes conexões para Goiânia, Belo Horizonte (Confins), Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro (Santos Dumont) e Brasília.
Em junho de 2015, a Azul e United anunciaram uma parceria estratégica de longo prazo, na qual a United adquiriu aproximadamente 5 por cento de participação acionária na Azul por US$ 100 milhões. Em agosto, Azul e United anunciaram um acordo de interline, oferecendo, juntas, seis mil voos diários para mais de 350 destinos ao redor do mundo.
Em junho de 2015, a Azul e United anunciaram uma parceria estratégica de longo prazo, na qual a United adquiriu aproximadamente 5 por cento de participação acionária na Azul por US$ 100 milhões. Em agosto, Azul e United anunciaram um acordo de interline, oferecendo, juntas, seis mil voos diários para mais de 350 destinos ao redor do mundo.
Com o batismo do turboélice ATR 72-600 – La Ville Rose, nas cores do Outubro Rosa – sob os tradicionais jatos d’água do Corpo de Bombeiros, a Azul Linhas Aéreas desembarcou pela primeira vez em Uruguaiana. Desde 27 de outubro, os Clientes do sexto destino servido pela companhia no Rio Grande do Sul passaram a contar com um voo diário para Porto Alegre, onde poderão conectar-se a diversas regiões do país, em ligações operadas pelos modernos turboélices.
Novidades também no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. A operação internacional da companhia entre Belo Horizonte e Orlando, nos Estados Unidos, com estreia em 16 de novembro, será realizada no recém-inaugurado Terminal 3. E desde o dia 29 de outubro a empresa passou a contar com uma nova área de balcões de check-in no Terminal 1 do aeroporto mineiro, voltado aos voos domésticos. A Azul oferecerá mais três balcões de atendimento, passando de 13 para 16, assim como totens de autoatendimento com balança, possibilitando, além do check-in, a etiquetagem das bagagens pelos próprios Clientes.
Desde 5 de novembro passou a ofertar dois voos semanais que ligam o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte e Lençóis, o acesso à Chapada Diamantina, um dos principais pontos turísticos da Bahia. As aeronaves ATR 72-600, de 70 assentos, decolam às quintas-feiras e aos domingos, e garantirão, ainda, aos Clientes baianos, mais de 40 opções de conexões para o Brasil e o exterior.
A Azul opera nas seguintes cidades: Alta Floresta, Altamira, Araçatuba, Araguaína, Araraquara, Araxá, Barcelos, Barreiras, Bauru, Belém, Belo Horizonte (Confins e Pampulha), Boa Vista, Bonito, Brasília, Cabo Frio, Cacoal, Caldas Novas, Campina Grande, Campinas, Campo Grande, Campos, Carajás, Cascavel, Caxias do Sul, Chapecó, Criciúma, Coari, Corumbá, Cuiabá, Curitiba, Dourados, Eirunepé, Fernando de Noronha, Florianópolis, Fonte Boa, Fort Lauderdale, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Goiânia, Governador Valadares, Humaitá, Ilhéus, Ipatinga, Itaituba, Ji-Paraná, João Pessoa, Joinvile, Juazeiro do Norte, Juiz de Fora, Lençóis (Chapada Diamantina), Londrina, Macaé, Macapá, Maceió, Manaus, Marabá, Marília, Maringá, Miami, Montes Claros, Natal, Navegantes, Orlando, Palmas, Parintins, Passo Fundo, Patos de Minas, Paulo Afonso, Pelotas, Petrolina, Porto Alegre, Porto Seguro, Porto Velho, Presidente Prudente, Recife, Resende, Ribeirão Preto, Rio Branco, Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Rio Verde, Rondonópolis, Salvador, Santa Maria, Santarém, São Gabriel da Cachoeira, São João del Rei, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Luis, São Paulo (Congonhas e Guarulhos), São Paulo de Olivença, Sinop, Tabatinga, Tapuruquara, Tefé, Teresina, Três Lagoas, Trombetas, Tucuruí, Uberaba, Uberlândia, Uruguaiana, Varginha, Vilhena, Vitória e Vitória da Conquista.
Azul começou a operar em 15 de dezembro de 2008 com dois jatos Embraer 170 de um total de 7 6 encomendados. A proposta da Azul foi de oferecer um serviço diferenciado, sem o conceito de hubs, ligando cidades não servidas pelas atuais linhas aéreas, e com qualidade superior. As aeronaves Embraer 190/195 da Azul são equipadas com bancos de couro, sem as poltronas do meio, apenas fileiras de duas poltronas, e conta com o que há de mais moderno em termos de tecnologia aeronáutica, como, por exemplo, com dois dispositivos HUD – Head Up Displays – que permitem um significativo aumento na segurança operacional. É a primeira empresa da América Latina a oferecer TV ao vivo, em monitores individuais, através da instalação de um sistema via satélite da LiveTV.
Em julho de 2010 encomendou da ATR francesa 40 aeronaves ATR ao preço de US$ 850 milhões de dolares, visando atender localidades que não possuíssem pistas para operação dos jatos Embraer e expandir sua atuação em pequenas localidades. Em 28 de maio de 2012 anunciou uma fusão com a Trip, o que a posicionou como a empresa que atende a maior malha aeroviária no Brasil.
Iniciou voos a Fort Lauderdale e Orlando, nos Estados Unidos, em 1º e 15 de dezembro de 2014, respectivamente. O trecho São Paulo (Guarulhos) – Orlando começa em 15 de dezembro de 2015 e para New York os voos começam em Maio de 2016.
A Azul iniciou a comercialização de passagens para os destinos servidos pela United Airlines ao redor do mundo através de um acordo de interline. Desta forma, com apenas um bilhete, os Clientes podem conectar-se às centenas de cidades atendidas pela empresa norte-americana comprando por meio de canais de venda da Azul (site e callcenter). A novidade faz parte da parceria estratégica anunciada pelas companhias aéreas em junho e permite apenas um check-in para todos os trechos e retirada de bagagens somente no destino final ou primeiro ponto de conexão no Brasil e/ou Estados Unidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário