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terça-feira, 28 de abril de 2015

Aero Boero AB-115



Aero Boero AB-115 é um Avião de treinamento de fabricação argentina Com capacidade para dois pilotos, é amplamente utilizado nos aeroclubes e escolas de pilotagem do Brasil.

É uma aeronave de uso civil, particularmente para instrução primária de pilotagem. Suas asas sao feitas de alumínio reforçado com barras de compressão de aço e pontas das asas de fiberglass, possuindo dois pontos de fixação. Sua fuselagem é do tipo treliça reticular de aço soldado e revestido de tela, possuindo tratamento anti-corrosivo à base de cromato de zinco. Seu motor tem 115 HP a 2800 RPM. Possui 4 cilindros opostos horizontalmente, resfriados a ar. Utiliza um carburador e dois magnetos. O sistema de lubrificação é do tipo carter úmido, possuindo uma bomba de engrenagem que, por pressao, conduz o óleo para o motor

DESIGN
O AB-115 é uma aeronave mono-plano de asa alta e perfil NACA 23012. A asa e a nacele são feitas de liga de alumínio reforçado, e as pontas das asas feita em fibra de virdro, enquanto o resto da fuselagem e empenagem são revestidos em tela com tratamento anticorrosivo, com sua estrutura em tubos de aço soldados.
A versão de treinamento, sendo esta a mais comum, contém dois assentos em configuração tandem, com o aluno-piloto no assento dianteiro, e o instrutor no assento traseiro. Atrás do assento traseiro há um compartimento para bagagens, com uma capacidade de no máximo 25 kg. O assento dianteiro possui um cinto de três pontos, enquanto o traseiro tem um cinto simples, abdominal. Ambos os ocupantes entram e saem por uma única e larga porta no lado direito da cabine.
Os comandos de voo são duplicados, sendo o manche central, manete de potência, pedais do leme e do freio mecanicamente conectados aos do assento traseiro. O manche e a manete de potência do assento traseiro podem ser removidos para levar passageiros.
Os comandos de voo primário são atuados por cabos e polias. Os ailerons são fabricados de liga de alumínio, enquanto o leme e profundor são feitos de tubos de aço revestidos em tela. Os flaps tem quatro posições (0º, 15º, 30º e 45º), e são atuados mecanicamente por uma alavanca na parte superior esquerda da cabine. O compensador do profundor está localizado no bordo de saída do mesmo, e é atuado por uma alavanca do lado esquerdo da cabine. O leme e o aileron esquerdo também possuem abas de compensador, porém estes só podem ser ajustados em solo.
Um motor Lycoming O-235-C2A arrefecido a ar, 115 hp, gira uma hélice metálica passo fixo de duas pás, modelo Sensenich 72 CK-050. O sistema de injeção de combustível utiliza um carburador FACET MA 3PA, equipado com aquecimento de carburador. O motor também é equipado com um alternador Prestolite, dois magnetos Bendix Scintilla S5LN e um motor de arranque Prestolite. O lubrificante é armazenado no cárter. O sistema de lubrificação também inclui um radiador de óleo na entrada de ar do motor.
A capacidade de combustível é de 115 litros, sendo o combustível utilizável apenas 110 litros. O motor pode ser alimentado com Avgas de 80/87, 100LL ou 100/130 octanas. São dois tanques de combustível feitos de alumínio, fixados por cintos metálicos na raiz de cada lado da asa. A quantidade de combustível é medida por dois vidros mostradores separados, um em cada lado da cabine. Há também duas seletoras de combustível, uma para cada tanque, podendo ser independemente aberta ou fechada.
A aeronave possui trem de pouso do tipo convencional. Cada uma das rodas do trem principal é fixada em três pontos: duas juntas articuladas, e um amortecedor. As rodas são feitas de liga de alumínio e magnésio, equipadas com freios independentes atuados hidraulicamentes. A aeronave, entretanto, não possui freio de estacionamento - quando estacionada, deve ser necessariamente calçada. A bequilha é conectada ao leme por duas molas, mas também pode girar livremente quando destravada.
O painel de instrumentos é relativamente simples, sendo o AB-115 utilizado para treinamento de voo básico. Os instrumentos de voo são um velocímetro, altímetro, VSI e coordenador de curvas (pau e bola). Os instrumentos de motor são um tacômetro, dois instrumentos para pressão e temperatura do óleo e um amperímetro para o alternador. Para navegação, há uma bússola. O painel também possui um rádio Bendix/King VHF, e um transponder Bendix/King. A cabine é equipada com uma luz, que é ligada pelo mesmo interruptor das luzes de navegação, e sua luminosidade pode ser ajustada por um potenciômetro. A aeronave é também equipada com duas luzes para pouso, ambas no bordo de ataque da asa esquerda, mas estas não podem ser utilizadas continuamente por mais de cinco minutos




Características gerais

  • Fabricante: Aero Boero (Argentina)
  • Número de assentos: 2
  • Motor: 1 AVCO Lycoming 0 235 C2A, 2400 Horas TBO
  • Potência: 115 hp a 2800 rpm
  • Comprimento: 7,23 m
  • Envergadura: 10,78 m
  • Altura: 2,05 m
  • Altura: 2,10 m
  • Peso vazio: 557 kg
  • Peso máximo na decolagem: 770 kg
  • Velocidade de cruzeiro: 145 km/h
  • Velocidade máxima: 220 km/h
  • Capacidade máxima do tanque de óleo: 5,68 litros (6 quarts de galao)
  • Capacidade mínima operacional do tanque de óleo: 3,79 litros (4 quarts de galao)
  • Autonomia: entre 4:30 e 5 h. de voo
  • Consumo Horário: cerca de 25 Litros por hora
  • Capacidade individual dos 2 tanques de combustível: 57,5 litros
  • Volume total de combustível residual nos tanques: 5 litros
  • Velocidade de estol sem flaps: 52 mph
  • Velocidade de estol com 45 graus de flaps: 42 mph
  • Posições de flaps: 4 (0, 15, 30 e 45 graus)
  • Fator de Carga positivo (máximo): +3,8G (flaps recolhidos) +2,0G (flaps 45 graus)
  • Fator de Carga negativo (máximo): -1,52G (são proibidas manobras que produzam fator de carga negativo)






Por: Higor ponço

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