Voar sob Pressão
Por: Higor ponço
A pressão exterior faz parte dos fatores mais comuns
nos acidentes na aviação leve. Nos processos destinados a avaliar e identificar
os fatores de risco de um voo, ela é um dos itens mais importantes a serem
averiguados.
A pressão exterior influencia
sua maneira de agir, modifica seu comportamento. Eis aqui alguns exemplos
clássicos de situações ‘pressionantes’ que podem fazer você ultrapassar seus
limites:
- Você tem um passeio programado com amigos, ou um voo
particular planejado por um longo tempo;
-
Você não quer decepcionar seus passageiros;
- Você
quer impressionar seus passageiros ou o público no solo;
- Você quer prosseguir até seu destino apesar das condições
meteorológicas que se degradam: “Seria
bobagem voltar, eu estou tão perto“;
- Você vive a situação como um desafio pessoal: “Eu posso fazer isso“;
-
Você deseja se mostrar à altura daqueles que te rodeiam;
-
Você está numa competição.
Quase todas as nossas atividades são influenciadas pela
pressão exterior. Ocorre também com profissionais de outras áreas:
medicina, segurança, etc.
Os pilotos com pouca maturidade são quase sempre menos preparados
para resistir a essas pressões.
Exemplo 1:
Tiago
é um jovem piloto, tanto de idade quanto de experiência, que recebeu um convite
de outro, mais experiente, que deseja reunir todos os amigos para realizar uma
navegação. Ele aceita com prazer. Ele jamais efetuou uma navegação tão longa, e
ele está acostumado a voar com boa visibilidade. Mas, em caso de condições
precárias, ele vai seguir o outro avião. O dia chega e todos os passageiros
estão lá, com os pilotos, e infelizmente há uma camada de stratus! Tiago não
está tão inseguro, porque ele confia no piloto do outro avião. Mas, esse
último, mesmo sendo mais experiente, está sob a pressão de uma atividade organizada
por ele, e decide partir, apesar das condições de teto e visibilidade
precárias. Tiago está sinceramente pouco à vontade, mas ele não ousa sugerir de
rever a programação. Em voo, os dois aviões se perdem de vista, e
Tiago termina com seus passageiros em um pasto, por pane seca.
Dois aviões, seis passageiros, um longo passeio programado,
é quase uma expedição. O piloto mais vivido decide partir com as condições
pouco razoáveis, sob a pressão de um evento que ele não queria deixar ‘miar’.
Tiago não deixa por menos, e além de estar sob pressão com a
presença dos seus passageiros, também estava sob a pressão do outro
piloto. E ele não quis estragar o passeio.
Os shows aéreos não ficam muito atrás dessas situações,
considerando as pessoas envolvidas e compromissos assumidos. Se fôssemos medir
a acidentologia, os números mostrariam sem dúvida a pressão exterior como um
dos maiores fatores contributivos de acidentes e incidentes.
Exemplo 2 (Obs: depoimento de
piloto francês):
Eu
deveria transladar um planador para o encontro aéreo de Meribel; um planador
que seria reformado num clube dessa cidade vizinha. Ao chegar, eu percebo que
ele está sem freios. Sem freios em Meribel significa: se eu pouso um pouco mais
curto, com esse tipo de planador e com o declive da pista, eu arrisco
a voltar de ré assim que o planador parar; se eu faço um pouso mais longo, há
um barranco no fim da pista. E eu nunca pousei lá de planador. Eu reflito….. e
decido partir, dizendo para mim mesmo que o planador deverá parar no lugar
certo, nem muito curto nem muito longo! O translado foi rebocado, o que me
deixou mais cansado. Chegando em Meribel, o tráfego era logicamente bastante
considerável, e minha primeira preocupação era de não ter ninguém no circuito
de pouso, para evitar a necessidade de arremeter…. manobra muito ‘delicada’ em
planador!! Um bom amigo no solo acostumado a eventos aéreos compreende minha
situação e faz o necessário para me deixar o caminho livre. É manhã, não há
ascendentes para subir novamente se eu não pousar. Eu aproveito essa
oportunidade para comunicar a ele meu problema de freios, avisando que seria
bom deixar pessoas perto da pista, principalmente na parte onde há o declive,
para o caso do planador parar no lugar errado. Faço a perna base e entro na
final. Toco a roda no solo, e, para freiar, inclino uma das asas até tocá-la no
chão, inclino a outra da mesma forma, e assim sucessivamente, até parar no topo
da pista…na beira do barranco. Não foi necessário que segurassem o planador. O
freio foi consertado antes da apresentação em voo. É uma história entre tantas
outras, que ocorrem nesses encontros.
Aí está um exemplo significativo sobre a forma como a pressão
exterior influencia o comportamento dos pilotos. O piloto voluntariamente
assumiu riscos para levar seu planador até o destino. Não sendo piloto de
demonstração, não foi a pressão de uma exibição que ele enfrentou, mas aquela
de um desafio pessoal. Ele poderia perfeitamente se recusar a voar nas
condições em que estava, ainda mais porque ninguém
especificamente insistiu para que ele fosse.
A gestão da pressão exterior é
um ponto crucial para sua segurança na medida em que essa pressão pode te fazer
ignorar numerosos riscos. Isso é ainda mais verdadeiro quando o piloto é
imaturo, pouco experimentado, e, portanto, pouco consciente dos riscos.
Aqui vão alguns conselhos:
- O melhor meio de lidar com a
pressão é agir como de costume: respeitar as diretrizes, os
regulamentos e procedimentos.
- Você pode se antecipar a
essas situações tomando algumas medidas de precaução: se você coloca um pouco
mais combustível, em caso de imprevistos você evita uma pressão
desnecessária
- Você tem que estar disposto a
não decolar no momento marcado, ou até mesmo a usar outro meio de transporte,
caso a situação realmente não seja amigável.
- Previna seus passageiros que você poderá alterar o
horário da decolagem, ou até mesmo cancelá-la. Com uma ou duas explicações,
eles não farão questão de voar e te verão como um piloto sério e
responsável.
- Não
procure ‘chegar’ a todo custo. Muitos acidentes ligados à pressão exterior
são mais frequentes quando os pilotos estão próximos do destino. Pense nisso
quando chegar a hora de tomar a decisão adequada.
- As
pressões podem ser de naturezas diferentes, e cada uma delas deve ter sua
própria resposta. Mas existe algo que deve ser aplicado a todos os
casos, e é que, cedo ou tarde você irá se confrontar com situações de
pressão externa, e que, nesses casos, você deverá resisitir a essa pressão. Você deve sempre ter isso em
mente.
Bons voos.
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