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sábado, 10 de janeiro de 2015

Especial TAM Linhas Aéreas

TAM AIRLINES



TAM  Táxi Aéreo Marília surgiu em 21 de fevereiro de 1961, a partir da união de dez jovens pilotos de mono-motores. Na época, eles faziam o transporte de cargas e de passageiros entre o Paraná e os estados de São Paulo e do Mato Grosso com quatro Cessna180 e um Cessna 170. Após seis anos o grupo é comprado pelo empresário Orlando Ometto, o qual muda a sede para São Paulo e também muda o perfil ao começar a transportar apenas malotes.
Em 1971, o comandante Rolim Amaro, que já havia trabalhado na companhia em seus primeiros anos de funcionamento, é convidado por Orlando Ometto para ser sócio minoritário da empresa, com 33% das ações. No ano seguinte, o piloto adquire metade das ações da TAM e assume a direção da empresa
O ano de 1976 marca o surgimento da TAM – Transportes Aéreos Regionais, que dá origem à empresa conhecida hoje como TAM Linhas Aéreas. Rolim detém 67% do capital da nova empresa, que teve atendimento voltado para o interior deSão Paulo, Paraná e Mato Grosso
A década de 80 marca um período de crescimento. A mudança começa com a chegada dos turboélices Fokker F27, substituindo os aviões bimotores. Em1981, a TAM comemora a marca de um milhão de passageiros transportados









                                                                    Fokker f27 TAM




                                                         Cockpit Fokker f27 TAM
   

                                                          Cockpit Fokker f27 TAM


Década de 90

Na década de 1990, a empresa ganha mais visibilidade com a chegada dosFokker 100, inaugurando uma nova era na aviação regional. Em 1993, a TAM lança com pioneirismo o TAM Fidelidade, que se destaca por não prever limitação de assentos para as passagens gratuitas. O ano de 1996 marca o início das operações da TAM em todo o território nacional. A TAM adquire a companhia Lapsa do governo paraguaio e cria a TAM Mercosur, atualmenteTAM Airlines. Em conjunto com um consórcio formado pela LAN Chile e TACA, a TAM lidera a negociação para compra de suas primeiras aeronaves Airbus. O resultado é a compra de 150 aeronaves para as três empresas junto ao consórcio europeu



                                                                       

                                                                           Fokker 100


                                                                          Fokker 100


Em 2003, a TAM remaneja sua malha aérea, reestrutura-se internamente e dá início ao compartilhamento de voos com a VARIG. A companhia fecha o ano com lucro de R$ 174 milhões, o maior de sua história. Depois de uma carreira de 30 anos na empresa, Daniel Mandelli Martin deixa a presidência da TAM.
Marco Antonio Bologna, que havia ocupado a vice-presidência Financeira, assume a presidência em janeiro de 2004.
Com o reaquecimento da economia, a companhia volta a operar os voos diurnos para Miami e passa a operar mais três voos semanais para Paris. Além disso, a empresa inicia uma estratégia de crescimento para a América Latina e começa a voar diariamente para Santiago no início de dezembro. Para adequar a frota ao aumento de demanda no mercado doméstico e internacional, a TAM confirma a chegada do seu décimo Airbus A330


Airbus A330 até outubro de 2005. A empresa também acertou junto à Airbus um cronograma para a entrega de mais 10 aeronaves A320














No mercado doméstico, a TAM fecha uma série de acordos com companhias aéreas regionais para aumentar a sua cobertura no território nacional e oferecer novas possibilidades de conexão e de frequências para seus passageiros. Ao todo, 25 novos destinos nacionais, responsáveis pelo transporte de 38 mil passageiros a mais em 2004. Os acordos envolvem cinco empresas: Passaredo, OceanAir, TOTAL, TRIP e Pantanal. Com isso, a TAM passou a cobrir uma malha com 66 cidades no território nacional (sendo 41 destinos próprios).

No mercado internacional, completa as sete frequências semanais para Nova York com voos no horário noturno, inicia-se o terceiro voo diário para Miami a partir de Manaus e, com a TAM Mercosur, reforça Buenos Aires a partir do Galeão. Para Santiago, aumenta a capacidade com a operação do Airbus A330. Em outubro, inicia o voo para Londres e passa a oferecer a seus passageiros mais dois novos destinos na Europa: Zurique e Genebra, na Suíça, por meio de voos em codeshare com a Air France.



Em julho, recebe autorização oficial daAgência Nacional de Aviação Civil para iniciar operação regular de três frequências semanais para Frankfurt e de sete para Madrid. Para operar o segmento internacional, a TAM anuncia a ampliação de seu planejamento de frota, com a aquisição de 22 Airbus A350 XWB (Xtra Wide Body) com mais 10 opções, para serem entregues entre 2013 e 2018. Além desses, a empresa confirmou o recebimento de mais dois A330 em 2010 e outros dois em 2011. Anteriormente, a empresa já havia anunciado a aquisição de quatro Boeing 777-300ER, aumentando para oito o número de aeronaves desse modelo.



A empresa encerrou o ano de 2008 — em que recebeu seu primeiro Boeing 777-300ER — com 129 aviões, uma frota com idade média de 5,5 anos, uma das jovens do mundo. A receita líquida no ano foi de R$ 10,5 bilhões, um crescimento de 29,7% em relação a 2007.

O volume total de passageiros domésticos transportados pela TAM em 2008 foi de 25,6 milhões de pessoas, um aumento de 6,1% em relação ao ano anterior. No mercado internacional, foram 4,5 milhões de passageiros transportados, um crescimento de 22,4% em relação a 2007. A taxa de ocupação acumulada ao final do ano nos voos domésticos foi 68,1%, e a dos voos internacionais atingiu, no mesmo período, 75,5%.



Em meados desse ano, foi anunciada a segunda fase do plano de renovação da frota, o que significava retirar os antigos Boeing 767 da frota e substituí-lo pelo Airbus A330-200 em suas rotas. Porém, com o atraso na entrega dos novos Airbus 350 e dos Boeing 777-300ER e devido aos contratos de voos charter assinados com a TAM, a companhia adiou a desativação dos Boeing 767 para 2013. No início de Julho: a TAM e a LAN Airlines concluíram o processo de fusão, resultando na criação da holding LATAM Airlines Group.

No início de Agosto, a TAM recebeu o primeiro Boeing 777-300ER da encomenda de oito aeronaves que a empresa havia assinado em 2011. A aeronave, matriculada PT-MUE foi a primeira aeronave da frota a contar com a nova configuração de interior, com primeira classe e classe econômica reformuladas pela empresa inglesa Priestmangoode, e ainda contando com o Espaço+, uma cabine da classe econômica que conta com assentos com mais espaço para as pernas e reclinação. A aeronave conta também com Wi-Fi. Em Novembro, ingressou na frota também oAirbus A319 PT-TMI, o primeiro a contar com a nova configuração para a frota de médio curso, com novas poltronas e também uma seção Espaço+ como nos 777.

Destinos Domésticos[editar | editar código-fonte]

Região Norte[editar | editar código-fonte]

·          Manaus (Aeroporto Internacional Eduardo Gomes - MAO) - Focus City
·          Belém (Aeroporto Internacional Júlio Cezar Ribeiro - BEL) - Focus City

 Europa
·         Barcelona, Espanha (Aeroporto Internacional El Prat - BCN) (a partir de 2015)


Região Centro-Oeste[editar | editar código-fonte]

Região Sudeste[editar | editar código-fonte]

·          Rio de Janeiro (Aeroporto Santos Dumont - SDU) - Focus City
·          São Paulo (Aeroporto de Congonhas - CGH) - Hub

Região Sul[editar | editar código-fonte]

·          Curitiba (Aeroporto Internacional Afonso Pena - CWB) - Focus City
·          Porto Alegre (Aeroporto Internacional Salgado Filho - POA) - Focus City
7
Frota aposentada da TAM Linhas Aéreas
Aeronave
Total
Anos de operação
Notas
14
1976–1996
11
1980–2000
10
1990–2001
Últimos aviões turboélice da TAM.
51
1991–2008
Foram substituídos pela Família A320.
3
2007–2008
Foram substituídos pelo Boeing 777.
2
2007–2011
Foram substituídos pelos Boeing 777-300ER. Atualmente encontram-se em processo de devolução à Air Canada.
13
1998–Até hoje
Desativados devido à redução da malha aérea internacional do Rio de Janeiro e à substituição pelos dos novos Boeing 767-300ER e Airbus A350-800.
5
1999–Até hoje
31
1998–Até hoje
Estão sendo substituídos por aeronaves Airbus A320-200 mais recentes.
3
2007–Até hoje
Foram substituídos por novos Boeing 767-300ER, oriundos da LAN.
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