TAM AIRLINES
TAM – Táxi Aéreo Marília surgiu em 21 de fevereiro de 1961, a
partir da união de dez jovens pilotos de mono-motores. Na época, eles faziam o
transporte de cargas e de passageiros entre o Paraná e os estados de São Paulo e do Mato Grosso com quatro Cessna180 e um
Cessna 170. Após seis anos o grupo é comprado pelo empresário Orlando Ometto, o
qual muda a sede para São Paulo e também muda o perfil ao começar a transportar
apenas malotes.
Em 1971, o
comandante Rolim Amaro, que já havia trabalhado na companhia em seus primeiros anos
de funcionamento, é convidado por Orlando Ometto para ser sócio minoritário da
empresa, com 33% das ações. No ano seguinte, o piloto adquire metade das ações
da TAM e assume a direção da empresa
O ano de 1976 marca o surgimento da TAM – Transportes Aéreos Regionais, que
dá origem à empresa conhecida hoje como TAM Linhas Aéreas. Rolim detém 67% do
capital da nova empresa, que teve atendimento voltado para o interior deSão Paulo, Paraná e Mato Grosso
A década de 80 marca um período de crescimento. A mudança
começa com a chegada dos turboélices Fokker F27, substituindo os aviões bimotores. Em1981, a TAM
comemora a marca de um milhão de passageiros transportados
Fokker f27 TAM
Cockpit Fokker f27 TAM
Cockpit Fokker f27 TAM
Década de 90
Na década de 1990, a empresa ganha mais visibilidade com a
chegada dosFokker 100, inaugurando uma nova era na aviação regional.
Em 1993, a TAM
lança com pioneirismo o TAM Fidelidade, que se destaca por não prever limitação
de assentos para as passagens gratuitas. O ano de 1996 marca o início das operações da TAM em todo o território
nacional. A TAM adquire a companhia Lapsa do governo paraguaio e cria a TAM
Mercosur, atualmenteTAM Airlines. Em conjunto com um consórcio formado pela LAN Chile e TACA, a TAM
lidera a negociação para compra de suas primeiras aeronaves Airbus. O
resultado é a compra de 150 aeronaves para as três empresas junto ao consórcio
europeu
Fokker 100
Fokker 100
Em 2003, a TAM remaneja sua malha aérea, reestrutura-se internamente e dá início ao compartilhamento de voos com a VARIG. A companhia fecha o ano com lucro de R$ 174 milhões, o maior de sua história. Depois de uma carreira de 30 anos na empresa, Daniel Mandelli Martin deixa a presidência da TAM.
Marco Antonio Bologna, que havia ocupado a vice-presidência Financeira, assume a presidência em janeiro de 2004.
Com o reaquecimento da economia, a companhia volta a operar os voos diurnos para Miami e passa a operar mais três voos semanais para Paris. Além disso, a empresa inicia uma estratégia de crescimento para a América Latina e começa a voar diariamente para Santiago no início de dezembro. Para adequar a frota ao aumento de demanda no mercado doméstico e internacional, a TAM confirma a chegada do seu décimo Airbus A330
Airbus
A330 até
outubro de 2005. A
empresa também acertou junto à Airbus um cronograma para a entrega de mais 10
aeronaves A320
No mercado doméstico, a
TAM fecha uma série de acordos com companhias aéreas regionais para aumentar a
sua cobertura no território nacional e oferecer novas possibilidades de conexão
e de frequências para seus passageiros. Ao todo, 25 novos destinos nacionais,
responsáveis pelo transporte de 38 mil passageiros a mais em 2004. Os acordos
envolvem cinco empresas: Passaredo, OceanAir, TOTAL, TRIP e Pantanal. Com isso, a TAM passou a cobrir uma malha com
66 cidades no território nacional (sendo 41 destinos próprios).
No mercado internacional,
completa as sete frequências semanais para Nova York com voos no horário
noturno, inicia-se o terceiro voo diário para Miami a partir de Manaus e, com a
TAM Mercosur, reforça Buenos Aires a partir do Galeão. Para Santiago, aumenta a capacidade com a
operação do Airbus A330. Em outubro, inicia o voo para Londres e passa a oferecer a seus passageiros mais dois
novos destinos na Europa: Zurique e Genebra, na Suíça, por meio de voos em codeshare com a Air France.
Em julho, recebe
autorização oficial daAgência Nacional de Aviação Civil para iniciar operação regular de três
frequências semanais para Frankfurt e de sete para Madrid. Para
operar o segmento internacional, a TAM anuncia a ampliação de seu planejamento
de frota, com a aquisição de 22 Airbus A350 XWB (Xtra Wide Body) com mais 10 opções, para serem
entregues entre 2013 e 2018. Além
desses, a empresa confirmou o recebimento de mais dois A330 em 2010 e outros dois em 2011.
Anteriormente, a empresa já havia anunciado a aquisição de quatro Boeing 777-300ER, aumentando para oito o número de aeronaves
desse modelo.
A empresa encerrou o ano de 2008 — em que recebeu seu
primeiro Boeing 777-300ER — com
129 aviões, uma frota com idade média de 5,5 anos, uma das jovens do mundo. A
receita líquida no ano foi de R$ 10,5 bilhões, um crescimento de 29,7% em
relação a 2007.
O volume total de passageiros domésticos
transportados pela TAM em 2008 foi de 25,6 milhões de pessoas, um aumento de
6,1% em relação ao ano anterior. No mercado internacional, foram
4,5 milhões de passageiros transportados, um crescimento de 22,4% em relação a
2007. A taxa de ocupação acumulada ao final do ano nos voos domésticos foi
68,1%, e a dos voos internacionais atingiu, no mesmo período, 75,5%.
Em meados desse ano, foi
anunciada a segunda fase do plano de renovação da frota, o que significava
retirar os antigos Boeing
767 da
frota e substituí-lo pelo Airbus
A330-200 em suas
rotas. Porém, com o atraso na entrega dos novos Airbus
350 e dos Boeing
777-300ER e
devido aos contratos de voos charter assinados com a TAM, a companhia adiou a
desativação dos Boeing
767 para
2013. No início de Julho: a TAM e a LAN
Airlines concluíram
o processo de fusão, resultando na criação da holding LATAM Airlines Group.
No início de Agosto, a TAM
recebeu o primeiro Boeing
777-300ER da
encomenda de oito aeronaves que a empresa havia assinado em 2011. A aeronave,
matriculada PT-MUE foi a primeira aeronave da frota a contar com a nova
configuração de interior, com primeira classe e classe econômica reformuladas
pela empresa inglesa Priestmangoode, e ainda contando com o Espaço+, uma cabine
da classe econômica que conta com assentos com mais espaço para as pernas e
reclinação. A aeronave conta também com Wi-Fi. Em Novembro, ingressou na frota
também oAirbus A319 PT-TMI,
o primeiro a contar com a nova configuração para a frota de médio curso, com
novas poltronas e também uma seção Espaço+ como nos 777.
Destinos Domésticos[editar | editar código-fonte]
Região Norte[editar | editar código-fonte]
Região Centro-Oeste[editar | editar código-fonte]
Região Sudeste[editar | editar código-fonte]
Região Sul[editar | editar código-fonte]
Frota aposentada da TAM Linhas
Aéreas
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Aeronave
|
Total
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Anos de operação
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Notas
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14
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1976–1996
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11
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1980–2000
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10
|
1990–2001
|
Últimos
aviões turboélice da TAM.
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51
|
1991–2008
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3
|
2007–2008
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2
|
2007–2011
|
Foram
substituídos pelos Boeing
777-300ER.
Atualmente encontram-se em processo de devolução à Air Canada.
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13
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1998–Até
hoje
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Desativados
devido à redução da malha aérea internacional do Rio de Janeiro e à
substituição pelos dos novos Boeing 767-300ER e Airbus A350-800.
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5
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1999–Até
hoje
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31
|
1998–Até
hoje
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3
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2007–Até
hoje
|
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